DEPRESSÃO

Por: Marketing  |  Data: 31 de janeiro de 2019
Imprimir

 

Depressão é uma doença psiquiátrica e crônica, muito comum na atualidade. Seu principal sintoma é produzir uma alteração do humor: uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de angústia, dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima, falta de energia, culpa e desejo de morte, somados a distúrbios do sono e do apetite.

Não se trata de uma tristeza transitória provocada por acontecimentos difíceis e comuns da vida, como desemprego, falecimento de um familiar, dificuldades econômicas e desencontros amorosos. Se trata de um sentimento de tristeza muito forte e permanente, que persiste em ficar mesmo sem motivo aparente e que acompanha um forte desejo de morte ou pensamentos suicidas.

 

SINTOMAS:

Além do estado deprimido (profunda tristeza quase todos os dias) e da falta de interesse e prazer diminuído para realizar a maioria das atividades cotidianas, também são sintomas da depressão:

1) Perda ou ganho de peso não intencional

2) distúrbio de sono (insônia ou sonolência excessiva durante o dia)

3) problemas psicomotores (agitação ou apatia psicomotora, quase todos os dias)

4) fadiga ou falta de energia constante

5) sentimento permanente de culpa excessiva

6) dificuldade de concentração (habilidade diminuída para pensar ou concentrar-se)

7) pensamentos de suicídio ou morte

8) baixa autoestima

9) alteração da libido (falta de desejo sexual).

IMPORTANTE: Para a suspeita de Depressão é preciso que a pessoa apresente durante pelo menos duas semanas: o estado deprimido (profunda tristeza quase todos os dias), a perda de interesse e prazer para realizar a maioria das atividades e de quatro a cinco dos sintomas acima citados.